Baixe GRÁTIS 58 Arquivos PSD PRA COMEÇAR A TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET!!! BAIXAR AGORA!

Como Criar Autoridade no seu Nicho de Mercado


terça-feira 3 março , 2020 - Cristiano Siqueira

Nicho de Mercado

Nesse artigo eu vou te apresentar algumas técnicas e estratégias que você pode estar incorporando ao seu negócio para criar autoridade no seu nicho.

 

Quando inicia-se no ramo temos a seguinte dúvida: “É realmente importante que eu escolha um nicho de mercado? Porque eu quero trabalhar com vários produtos e vários tipos de serviço, então gostaria de algo mais amplo e mesmo segmentando!”

 

Pode até funcionar, mas lhe garanto que se você for uma autoridade em seu nicho de mercado, as chances de ter sucesso são muito maiores.

 

Todos nós temos um senso de autoridade. Desde crianças, somos educados para respeitar e confiar em figuras de autoridade como por exemplo.: policiais, professors e cientistas de jaleco.

 

E essa obediência permanece conosco até a vida adulta, mesmo não parecendo estar completamente certo. E por que é importantes para nós essas informações? Simples, no marketing digital, autoridade é o que gera mais resultados.

 

Então, se o seu objetivo é influenciar muitas pessoas e construir um grande negócio online, o melhor caminho é ser autoridade no seu nicho. Assim como respeitamos pessoas em jalecos e uniformes policiais, também temos grande respeito por aqueles que têm autoridade, experiência e credenciais impressionantes.

 

Resumindo, podemos dizer que ter autoridade vai te transformar em uma pessoa que, aos olhos dos outros, merece ser ouvida e bem tratada.

 

Como construo autoridade no meu nicho?

 

Para construir a sua autoridade é necessário fazer com que a sua marca seja bem-vista no mercado em que está atuando.

 

Você sabe dizer quantos dos seus clientes já ouviram falar sobre a sua marca? E como esses potenciais clientes enxergam os seus produtos ou serviços?

 

Ter autoridade de mercado não é apenas ter um bom relacionamento com o público, significa aumentar a visibilidade na internet, ou seja, tornar-se mais conhecido.

 

Então é de grande importância você estar presente em todas as mídias sociais possíveis, e claro criando conteúdos informativos de qualidade em todas essas mídias. Isso aumenta as chances de ser visto pelas pessoas.

 

Claro, se você está presente no Facebook, Instagram, Blog, Youtube, Telegram… é muito mais fácil alguém chegar até você e consumir o seu conteúdo do que se você estivesse presente apenas no Instagram, por exemplo.

 

A partir daí as suas mídias começarão a gerar tráfego e interações (curtidas, comentários, compartilhamentos), e se o seu conteúdo for de qualidade e resolver as dores do seu público a chance das pessoas que consumiram 1 conteúdo seu continuarem a consumir é grande, além disso elas começarão a compartilhar o seu conteúdo para outras pessoas, aumentando ainda mais o seu tráfego.

 

Com o tempo você terá uma alta taxa de tráfego em suas mídias e criará uma relação de fidelidade com o seu público, elas ficarão satisfeitas de você estar entregando conteúdos gratuitos de valor e que resolvem as suas dores e começarão a te ver como autoridade no assunto.

 

Quanto maior for à autoridade da sua marca na internet melhor, isso porque o seu posicionamento nos mecanismos de buscas farão com que você seja encontrado facilmente e como uma das primeiras opções, isso claro se trabalhar de acordo com os critérios do Google.

 

Esse bom posicionamento demonstrará que seu conteúdo é de grande relevância para o Google quando relacionado ao seu segmento, o que proporcionará um grande aumento de tráfego para o seu site, blog, ou loja virtual.

 

No caso de perfis no Instagram e no Facebook quanto maior sua autoridade, maior o tráfego das suas mídias sociais e consequentemente maior a interação que as pessoas vão ter com o seu conteúdo, dessa forma mais fácil criar uma relação mais próxima com o seu público, o que aumenta e muito as chances de fazer uma venda quando você decidir ofertar um produto.

 

Qual a importância de ser autoridade no seu nicho?

 

● CREDIBILIDADE:

 

As pessoas que possuem interesse em produtos ou serviços dentro do seu ramo de atuação começam a enxergar a sua marca como uma referência.

 

● ADMIRAÇÃO DO PÚBLICO:

 

Existem marcas que despertam a admiração mesmo de pessoas que não são suas clientes, isso ajuda a consolidar a sua marca no mercado.

 

● CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES:

 

Outras marcas também enxergam você como uma referência no mercado e se torna mais fácil construir boas parcerias.

 

● CRIAR RELACIONAMENTOS:

 

Torna-se mais fácil construir relacionamentos com clientes e parceiros quando as pessoas escutam com atenção o que você tem a dizer.

 

● VISIBILIDADE:

 

Quanto maior for a sua autoridade, maior será a audiência. Da mesma forma que o aumento da audiência aumenta ainda mais a sua autoridade.

 

● LUCRATIVIDADE:

 

Todos esses fatores contribuem para que a sua empresa seja mais assertiva no momento de atrair e fidelizar clientes, o que resulta em um retorno financeiro positivo.

 

Agora que você entendeu a importância em ser autoridade no seu nicho de atuação aqui vai algumas dicas que você pode incorporar ao seu negócio para criar essa autoridade aos olhos das pessoas.

 

Dica 1 – Saiba como quer ser visto

 

É preciso que você crie uma imagem perante ao seu público alvo, sendo assim é muito importante que seja definido a forma com que você quer ser visto.

 

Não estou falando que é necessário que seja criado um papel que não corresponde ao que você é, mas você precisa se posicionar perante o seu público com alguma imagem. Então, você quer ser visto como um cara sério e certinho? Ou prefere ser uma pessoa despojada que fala a linguagem do dia a dia e usa gírias.

 

Na realidade, nesse ponto não existe certo ou errado, o que existe é um perfil de público que tem relação direta com seu produto ou serviço e isso, só você será capaz de identificar.

 

Por exemplo, se você estudou o seu mercado e viu que o seu público-alvo são em maioria pessoas de 18 a 26 anos, você pode usar uma linguagem mais informal em seus vídeos e conteúdos, pois é a linguagem que as pessoas nessa faixa etária de idade geralmente usam para se comunicar.

 

Dica 2 – Conheça os seus concorrentes

 

Um estudo de mercado é de extrema importância para você que ser se tornar uma autoridade em seu nicho de mercado. Como dito acima, fazer um estudo de público alvo é essencial para que seja possível criar uma imagem perante a eles, no entanto, também é preciso prestar atenção em quem são os seus concorrentes.

 

É fundamental que seja analisado quem são as maiores autoridades de seu mercado, com o estilo de material que ele utiliza para fazer a comunicação de seu público, qual o estilo de linguagem usada e até mesmo com são as palavras chaves mais utilizado para dar liga na ação.

 

Fazendo isso você consegue entender quais estratégias dão certo para o seu público-alvo e pode incorporá-las também ao seu negócio

 

Por exemplo, escolha uma pessoa que já é autoridade no seu nicho de atuação. Comece a reparar qual tipo de linguagem essa pessoa usa para conversar com o seu público, quais tipos de conteúdos ele disponibiliza, como é a thumb dos seus vídeos, dentre outras coisas que você pode analisar.

 

Veja o que dá certo para ele e incorpore também no seu negócio, claro que você não vai copiar tudo e fazer do mesmo jeito. Incorpore as estratégias que dão certo e adapte eles a sua realidade.

 

Dica 3 – Pesquise muito

 

Para entender como seu nicho se comunica e quais suas reais dores, é necessário bastante pesquisa. Sendo assim, entre em grupos de Facebook que possuem relação com o seu nicho de atuação, leia textos de blogs, revistas direcionadas, veja vídeo no youtube de pessoas que possuem autoridade, etc.

 

A partir disso comece a anotar todas as informações que você acha importante. A faixa etária de idade do seu público, as dores que eles possuem, o que eles aspiram, o que os impede de chegar onde desejam (preguiça, falta de dinheiro, não encontraram a oportunidade certa, etc).

 

Além de te ajudar a entender melhor a necessidade do seu público, a pesquisa também fará com que você direcione melhor os seus anúncios.

 

Dica 4 – Crie uma identidade visual adequada

 

A identidade visual é uma arma poderosíssima quando se fala de vendas no mercado digital. E assim como o conteúdo, ela é uma forma de linguagem que aproxima ou afasta você do seu nicho.

 

Por exemplo, se o seu nicho é sobre investimentos ou sobre negócios digitais, nesses casos seria interessante se a sua identidade visual tivesse voltada para tonalidades de verde, pois essa cor remete inconscientemente ao positivismo, ganho e até mesmo ao dinheiro em si.

 

Portanto, criar uma identidade visual com tons de vermelho, pode remeter inconscientemente seu nicho ao negativismo, perda de dinheiro e coisas desse tipo, o que não seria benéfico para o seu público.

 

Dica 5 – Crie conteúdo de qualidade

 

Quando o assunto é construção de autoridade nos meios digitais, alguns fatores pesam muito, e o primeiro deles é o conteúdo.

 

Se você quer tornar-se mais conhecido e respeitado no mercado, PRECISA gerar conteúdo. Mas não é qualquer tipo de conteúdo, você precisa entregar conteúdo que ajude as pessoas de alguma forma, resolvendo alguma dor, tirando uma dúvida, fazendo uma recomendação.

 

Isso é uma coisa que eu friso em quase todos os artigos que escrevo, quando você cria um conteúdo que ajuda as pessoas de alguma forma, elas se sentirão gratas pelo que você fez por elas. Então quando você ofertar um produto maiores serão as suas chances de vender para essas pessoas, pois se você as ajudou quando elas precisavam elas também tendem a te ajudar quando você precisa, criando uma relação de reciprocidade.

 

Acredite, você vai se impressionar com a quantidade de engajamento gerado por esses conteúdos que buscam, genuinamente, ajudar.

 

Dica 6 – Cuide do seu público

 

Quando você ganha autoridade, acaba se tornando um líder. Isso significa que você terá grande poder, mas também grande responsabilidade.

 

As pessoas gostam de pertencer a um grupo e sentem necessidade de seguir um líder. Então você deve se perguntar: que tipo de líder você quer ser? Lembre-se: a autoridade pode (e deve) ser utilizada para construir admiração, confiança e respeito entre você e o público.

 

É muito importante manter uma relação próxima com a sua audiência, na medida do possível. Tire alguns minutos do seu dia pra responder as pessoas que te mandaram um direct, comentaram em uma publicação ou em um vídeo, faça enquetes, questionários, crie lives para conversar com o seu público e responder as dúvidas que eles possuem.

 

Acredite, isso faz toda a diferença. No momento que você responde uma pessoa, essa pessoa se sente exclusiva por você estar criando um relacionamento mais próximo com ela, ela se sente e isso faz com que ela tenha uma identificação maior ainda com a sua marca, você fideliza o seu público.

 

Com todas essas dicas de como construir autoridade online está na hora de colocar em prática. Comece agora mesmo e transforme o seu site, blog, canal no youtube, páginas em poderosas ferramenta de marketing.

 

Conquistar autoridade em seu nicho de mercado não é uma tarefa fácil e muito provavelmente não irá ocorrer do dia para noite, pois será precisa que você prove suas qualidades e diferencial.

Mas se começar a construir a sua estrada no hoje, amanhã já irá estar a um passo a frente de seus concorrentes e com suas chances aumentadas.

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Kit do Designer 3.0

Busque Aqui

Fale Comigo

Copyright © 2020 Cristiano Siqueira Consultoria em Informática e Web. Legal notice, privacy and cookies policies.